Sem Piedade: a vingança é um prato que se come…

Sem Piedade: a vingança é um prato que se come…

“A vingança é um prato que se come frio”, essa frase resume bem o drama de ação e mistério da Netflix. Sem Piedade é uma adaptação do webtoon “Plaza Wars”, dirigido por Choi Sung Eun, com 7 episódios. A trama se passa em uma Seul com grupos de gangues que vivem em um aparente estado de paz, mas tudo muda com a morte de Nam Gi Seok (Lee Jun Hyuk), o que leva seu irmão mais velho, Nam Gi Jun (So Ji Sub), a retornar em busca de vingança. 

Não é novidade que eu gosto de um bom drama de ação, minha ansiedade no ano é sempre por eles. Quando escolhi Sem Piedade, foi sem pretensão nenhuma, é sempre bom ser surpreendida. A surpresa do drama começa com o retorno de So Ji Sub às telinhas, seu último trabalho foi em 2022, com Doctor Lawyer, depois de um bom descanso ele faz seu retorno brilhantemente. Talvez para as mais novas dorameiras Ji Sub não seja tão conhecido, mas para as mais velhas nessa caminhada, foi uma ótima surpresa seu retorno. 

Gi Jun em sua vingança. Reprodução/Cosmoup

A outra surpresa é revelada logo no primeiro episódio, a morte de Gi Seok, ou melhor, a morte do personagem de Lee Jun Hyuk, para quem esperava mais participação do Jun Hyuk é uma quebra de expectativa, depois de sua morte o personagem aparece em flashbacks, espero que o ator faça outro personagem nessa vibe de mafioso misterioso seria interessante vê-lo em mais cenas de ação.

Como a sinopse nos revela, a trama do drama gira em torno da vingança do irmão de Gi Seok, o Gi Jun, que  saiu desse mundo de máfia e gangue, por um erro que ele cometeu. A grande questão é que o seu erro foi o que trouxe a “paz”. Ainda assim, ele sofreu uma punição, é nesse momento que descobrimos que o Gi Jun é tipo um John Wick coreano, ou seja, ele vai aonde for necessário para conseguir justiça. 

Então, entra o mistério da história. Nesse meio do crime só tem cobra, é literalmente cobra comendo cobra, até porque as duas grandes gangues se escondem atrás de grandes empresas. No começo o enredo vai nos guiando a desconfiar de tal personagem, porém percebemos que esse personagem é muito idiota, mas ainda pode ser ele. Enfim, não é logo de cara que descobrimos quem é o verdadeiro culpado, desconfiei de uns três e acertei um dos palpites. Isso é um ponto muito positivo, o mistério se sustenta e tudo por causa do caráter duvidoso dos personagens.

Os vilões são odiosos, e talvez faltou um aprofundamento maior do passado de cada um, mas por alguma razão a senhora Netflix só faz mini dramas de ação.  Por mais que eu ache que tudo foi respondido nos 7 episódios, para aqueles telespectadores que gostam de se envolver mais com a história dos personagens a narrativa pode soar superficial e desconexa. Para aqueles que gostam e estão acostumados com esse tipo de gênero, o drama é perfeito. Gostaria que o melhor dos dois mundos se cruzassem: a profundidade que os melodramas carregam com a ação. O público poderia olhar mais para os dramas desse gênero.

Gi Jun vendo o corpo de seu irmão. Reprodução/MartinCid

O drama é para maiores de 18, porque tem muito sangue, as cenas de ação são explícitas, as mortes não são mascaradas. Se você tem estômago fraco, não se arrisque. Talvez, por isso, o nome seja Sem Piedade, Gi Jun parece um trator passando por cima de qualquer um, e provavelmente esse é o motivo de existir aqueles que vão gostar muito e aqueles que não vão. É um drama onde o personagem principal tem poucas falas, e aqui voltamos a parte que citei sobre ter mais aprofundamento, já que a história não tem aquela carga super emocional e dramática, é um drama de ação onde o foco não é esse. Temos que levar em consideração também, o fato de ser um mini drama com os seus poucos episódios, o enredo  entregou o que foi proposto, respondeu as questões que foram colocadas, ainda nos fez pensar sobre o preço do poder e se ele é realmente o que queremos. 

Ainda assim, os personagens podiam ser mais aproveitados se tivessem mais episódios. Por exemplo, queria ter visto mais da relação dos irmãos, cenas que mostrassem a infância deles ou como era a relação antes de entrarem nesse mundo do crime, talvez gerasse mais apego aos personagens e também explicaria o porquê do Gi Jun ser tão implacável para vingar o irmão. Tinha enredo para isso e um elenco de peso, que com toda certeza entregaria cenas incríveis, como foi entregue nos poucos episódios. 

Momento dos irmãos Nam juntos. Reprodução/Lazer sem fronteiras

SPOILER

Falando sobre a parte que me fez refletir, o vilão fez tudo, tramou tudo certinho e quando  teve o que queria, que era o poder das duas gangues,  percebeu que o fardo era muito pesado, foi então que entendeu porque o pai dele não queria que ele entrasse nesse mundo. Às vezes, queremos ter mais poder, talvez pela sensação que vai nos causar no começo, até ficar pesado e percebemos que não é o que queríamos. Além disso, o gosto do poder pode ser como o da vingança, frio e amargo. FIM DO SPOILER

A vingança é um prato que se come frio e que tem um gosto amargo, pelo menos foi essa a sensação que ficou para mim ao assistir o drama. Gi Jun conseguiu o que queria, mas isso não ia trazer de volta seu irmão e nem os amigos que ele perdeu nessa caminhada de vingança. Meu conselho para quem pretende se aventurar nessa história é: não espere um final feliz. É um fim que até causa uma quebra de expectativa. Não se apegue a ninguém e, principalmente, não confie em ninguém, se teve dois personagens confiáveis, foi muito. Aproveitem, o elenco está recheado de estrelas como: Gong Myung (Way Back Love), o inimigo do desemprego Choo Young Woo (Heróis de Plantão), Jung Gun Joo (Way Back Love), entre outras estrelas que marcaram esse drama. 

As estrelas de Sem Piedade. Reprodução/Lazer sem fronteiras

Atallie França

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas e escritora. Sempre foi viciada no novo e em descobrir novas culturas, apaixonada pela escrita, livros e músicas. Divide essa paixão com os dramas desde 2017, sempre buscando entender e analisar aquilo que as histórias querem contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *