Our Secret: o segredo do primeiro amor

Our Secret: o segredo do primeiro amor

Olá pessoinhas, tudo bem? Cá estou eu, Alice, com mais uma resenha. Eu por muito tempo ponderei de faria ou não uma resenha deste drama, mas por fim decidi que este drama merece sim, uma resenha. Bom, o drama a qual resenharei é o drama chinês Our Secret (2021), este que contém 24 episódios (+1 extra), os quais estão disponíveis no Viki.

Our secret é um drama escolar que vai acompanhar o casal desde seu primeiro ano no ensino médio até a formatura da faculdade, e durante este tempo veremos o processo de crescimento de cada um deles, onde precisarão lidar com parte mais turbulenta da vida (que é a adolescência), amizades, tristezas, separações e outros, sempre respeitando o momento certo para viver cada uma das situações.

Como personagens principais temos Yi Sue (Chen Zhe Yuan) e Ding Xian (Rainbow), seus pais são melhores amigos de infância, então, quando a família de Ding Xian se muda para perto da família de Yi Sue eles são forçados a se aproximar. Por mais que não tenha sido o melhor primeiro (re)encontro, não demora muito para que criem um vínculo de apoio verdadeiro, onde a Ding Xian ajuda o Yi Sue a ver o lado simples e colorido da vida e ele a ajuda naquilo que ela não consegue fazer. E este vínculo aos poucos vai evoluindo de uma amizade infantil para amor, entretanto, o processo para que eles possam evoluir o relacionamento não é rápido devido a inúmeras questões e sentimentos mal resolvidos.

Ding Xian é uma jovem simples e alegre que consegue contagiar a todos que estão a sua volta. As questões que a trama trabalha com ela são acerca de superar as barreiras que colocam sobre nós e aquelas que nós mesmos colocamos. Quando estava no ensino fundamental era a melhor aluna de seu colégio, mas quando muda de escola, sofre um grande baque ao se tornar uma das ‘piores’ alunas de sua classe, e esse choque a afeta mentalmente. Entretanto, uma coisa que não falta na Ding Xian é a garra para lutar e chegar onde quer. Por mais que ela sempre veja muros sendo erguidos dentro do seu caminho, ela consegue ultrapassá-los, demonstrando que quando você realmente deseja, pode alcançar seus objetivos.

Yi Sue é um jovem apaixonado por computação e com facilidade de aprendizado. Mas apesar disso, é um jovem comum que gosta de ficar até tarde jogando videogame com seus amigos e sair para jogar basquete. Entretanto, isso não quer dizer que ele não tenha problemas em sua vida, ele precisa conviver com as brigas diárias dos seus pais por conta dos ciúmes da sua mãe, e este fato sempre faz com que ele se esforce mais para conseguir que estas parem. E esta é a principal questão deste personagem, por mais que possa fazer escolhas erradas, ele sabe superar tudo aquilo que lhe é imposto.

Como disse anteriormente, o relacionamento deles evolui aos poucos e durante um tempo é embargado por sentimentos mal interpretados. Mas quando acontece eles dão um show de companheirismo, apoiando as empreitadas e sonhos um do outro. Porém, mesmo antes de terem um relacionamento amoroso é possível vermos eles sendo a âncora um do outro, nos momentos difíceis e nos momentos felizes eles estavam lá para confortar o outro, e mesmo que não tenham ficado juntos por tempo extenso, o sentimento não diminui, apenas aumenta.

Além destes dois principais, temos os personagens que compõem os casais secundários. Sha Di (Wang Yi Lan) é uma menina decidida e impulsiva, e acima de tudo, ela é uma amiga leal que independente do motivo está ali para te ajudar. Desde pequena ela é colada no trio de amigos Yi Sue, Zi Qi e Jiang Chen, por mais que ela tenha amigas meninas, se identifica e passa mais tempo com eles, principalmente com o Zi Qi menino a qual ela é apaixonada. Zi Qi (Wang Ze Xuan), mais conhecido como pau mandado da Sha Di é um jovem energético que leva a vida sem grandes acontecimentos, não é o melhor e nem o pior aluno de sua classe, e adora passar seu tempo praticando esportes com seus amigos e ouvindo as fofocas que as meninas contam para a Sha Di. Preciso confessar que esse casal me cansou um pouco, não sei ao certo se é devido a questões bobas como ele fugindo dela durante um determinado período, não que eu não tenha gostado deles, eles faziam um casal muito bom e ajudaram muito o casal principal, mas ainda assim me cansaram e não consegui sentir uma profundidade da função deles na trama que não fosse ajudar o casal.

E também temos Jiang Cheng e Ke Ke, que compõem o outro casal, mas estes mal aparecem na trama. Jiang Cheng (Li Ri Yao) é um jovem que deseja ter uma vida simples e se tornar um soldado, mas possui uma relação turbulenta com seu pai, este que não permite que ele faça muitas coisas, como se tornar um soldado (inclusive, acho que a trama poderia ter explorado mais essa questão deles). Já Ke Ke (Liu Zhi Wei) é uma jovem igual as outras de sua idade, ela gosta de sair com seus amigos e de se vestir bem, por um tempo ela se interessou pelo Yi Sue e se aproximou da Ding Xian com o intuito de chegar perto dele, mas acabou desistindo dele e criando uma amizade bem bonita com a Ding Xian e a Sha Di. Esses personagens infelizmente não são abertamente desenvolvidos dentro da trama, mas é um fato que tinham química e o sentimento entre eles foi como um amor à primeira vista que gradativamente entram em um relacionamento.

Por se tratar de um drama escolar acompanhamos os personagens durante seus 3 anos no ensino médio, tendo que passar por muitas provações dentro e fora da escola. A trama mostra que a amizade é um fator primordial para passar pela adolescência já que possuímos vivencias que outros podem se identificar com os sentimentos que ainda não estão maduros o suficiente. Dito isso, posso afirmar que uma das coisas que mais gostei na trama foi a representação da amizade, seja uma amizade de infância como a da Ding Xian com o veterano Bo Cong (por mais que eu não goste dele, reconheço que este deu força a Ding Xian em muitos momentos, é uma amizade boa até ela entrar na faculdade), a amizade do casal principal onde eles constantemente se ajudam e se apoiam, a amizade das meninas ou a amizade do grupo todo.

A família também é um tema que a trama aborda abertamente, com a família do Yi Sue vemos um amor forte que é abalado por inseguranças, mas o laço forte que possuem não é quebrado facilmente. Apesar de todas as turbulências que esta família é imposta, eles permanecem juntos, acreditando no potencial e apoiando as empreitadas um dos outros. Já com a família da Ding Xian vemos uma rigidez maior, visando que sua mãe tem dificuldade de aceitar que ela está crescendo e por isso sempre toma atitudes que alguns podem classificar como “erradas/ruins”, mas no fim, ela apenas está tentando proteger sua filha de sofrer, no entanto, não posso deixar de dizer que me irritei, compreendi todos os motivos da mãe, porém, achei que em determinados momentos ela esquece o significado da palavra privacidade (já passei pela mesma questão que a Ding Xian sobre a mãe lendo o diário e acho isso muito ruim, até mesmo constrangedor, se é um diário, não é algo que todos podem ler, logo, consegui me identificar demais com a personagem).

Uma coisa que gosto muito nessa trama é o crescimento da Ding Xian que é o mais notável, vemos ela migrar de uma pessoa fechada e sem amigos, para uma pessoa alegre e comunicativa, que tem amigos que a ajudam durante sua caminhada. Há uma cena que é minha favorita, onde ela para e olha para quem ela era quando adolescente, uma única cena que transmite todo o amadurecimento que ela adquiriu depois de viver tantas coisas durante sua vida.

No mais, não posso deixar de dizer que esse drama inseriu coisas que me incomodaram, como algumas situações que envolvem o veterano, a menina da faculdade (não lembro o nome dela) e algumas atitudes do protagonista (não posso dizer que não compreendi o lado dele, foi compreensível, mas poderiam ter sido evitadas se ele praticasse aquela coisa simples chamada dialogo). Eu acho que também incluiria que tiveram muitas cenas na escola e este fato me irritou, mas seria errado, visando que sou eu que não gosto de drama escolar e comecei este já consciente deste fato. Fora a questão da trama acabar não desenvolvendo pontos que seriam muito interessantes de serem abordados e ela simplesmente passa por cima ou desvia quando se aproxima demais do assunto em questão.

E por mais que eu não goste, não posso negar que este se tornou um dos meus dramas escolares favoritos, pela tamanha realidade que a trama trata todos os momentos, como o fato da oscilação de que um dia nos sairemos bem nas aulas e nas provas e em outros dias não seremos os melhores, além disso, tem toda a união da turma nos momentos necessários e também a questão de que estamos suscetíveis a falhar naquilo que nos esforçamos demais, e isso não faz da gente menos ou piores do que os outros, só faz da gente humanos como qualquer outro.

Para todas vocês que buscam um drama escolar simples, mas real e significativo, Our Secret é a escolha certa! Além de um casal lindo que transmite amor e companheirismo, o trama levanta discussões interessante acerca dos relacionamentos amorosos, familiares e amizades. Este não é um dos meus cdramas favoritos, mas sem dúvidas levarei comigo os seus ensinamentos e sempre o indicarei quando estiverem à procura de um drama chinês ou drama escolar.

Our Secret está disponível no Viki.

Alice Rodrigues

Estudante de Comunicação social – Jornalismo, e atuando como social media, criadora de conteúdo digital e assessora de imprensa. Além de amar conhecer novas culturas, é viciada em ler e ouvir inúmeros podcast de assuntos variados. Dorameira desde de 2016, adora acompanhar e analisar narrativas e conteúdos que fazem parte da criação de um drama (elenco, filtros usados, fotografia, simbologia das cenas e outros).

Um comentário em “Our Secret: o segredo do primeiro amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *