Forecasting love and Weather: O clima do amor

Forecasting love and Weather: O clima do amor

Olá, pessoas! Aqui quem escreve é a Brenda e o dorama resenhado hoje é Forecasting love and Weather também nomeado pela Netflix Brasil como Clima do amor, ele é um kdrama de 16 episódios da JTBC, estrelado por Park Min Young e Song Kang, estando disponível para assistir na Netflix. Forecasting foi um dorama esperado na comunidade dorameira, pois marcava o retorno de Park Min Young depois de When the Weather is Fine (2019) e a junção dela com o ator mais comentado do momento, Song Kang, assim, muitas expectativas foram criadas e quebradas também, mas vou comentar um pouco mais sobre isso no decorrer do texto, vamos lá conhecer um pouco dessa história?

Forecasting Love and Weather é sobre os relacionamentos e sentimentos dos funcionários do KMA (Korea Meteorological Administration), isto é, as pessoas que trabalham com a previsão meteorológica na Coreia do Sul. Perpassando o trabalho e a vida pessoal desses sujeitos o dorama vai construir sua história. A nossa protagonista feminina é Ha Kyung, trabalha como funcionária do KMA há anos e pela sua competência é promovida a diretora de sua equipe, no entanto, se sua vida profissional recebe um salto, a sua vida pessoal vai de mal a pior, o noivo de Ha Kyung trai ela com uma repórter. Para piorar, o idiota chamado Ki Jun ainda trabalha no KMA e a amante também, agora Ha Kyung precisa lidar com o novo cargo e com as consequências de trabalhar no mesmo local que o antigo noivo.

O nosso protagonista masculino é Lee Si Woon, um jovem meteorologista que trabalha no KMA, ele tem seu caminho cruzado com Ha Kyung quando é transferido para a sede onde a personagem feminina trabalha. Si Woon se orgulha de sempre acertar suas previsões, sua vida vai sofrer uma virada ao mudar de local de trabalho, ser traído pela namorada e conhecer Ha Kyung. Acontece que a ex-namorada de Si Woon é a repórter Yu Jin, que o traiu com o noivo da Ha Kyung, assim, o nosso protagonista masculino também precisa lidar com a presença dos dois no trabalho. Todos esses acontecimentos são responsáveis para a formação de um laço entre Si Woon e Ha Kyung, que não muito tempo depois engatam em um relacionamento (sim, tudo isso acontece nos quatro primeiros episódios).

Existe uma crença na dramaland que quando o casal fica junto logo nos primeiros episódios não é um prenúncio de notícia boa, afinal, já vimos isso em “Now we are breaking up (2022)” com seu desenvolvimento fraco e em outros doramas, em comparação com o arsenal de kdramas que temos disponíveis existem muitos poucos que se arriscam nessa proposta. Forescasting love and Weather nesse sentido é ousado, ele se propõe a acompanhar o percurso de um relacionamento entre o casal principal marcado por duas pessoas desgastadas emocionalmente e que não estão prontas para engatar em um relacionamento. 90 por cento de todo a trajetória da história é sobre crise, turbulência e tempos adversos. Por mais que seus primeiros episódios indiquem uma vibe de comédia romântica e que existam cenas divertidas, a história é puramente um melodrama. E Melodrama é sinônimo de quê? Narrativa mais lenta, sofrimento atrás de sofrimento e reflexões. Melodrama, em muitos casos, requer paciência e o relacionamento do Si Woon e da Ha Kyung é cheio de problemas que surgem, irritação para nós e troca de perspectivas. Ao assistir vocês vão acompanhar uma relação cheia de imperfeições e medos, em alusão a premissa da trama, cheia de tempestades, tufões e todos fenômenos meteorológico adversos.

Ha Kyung e Si Woon

Veja só, a Ha Kyung é uma pessoa racional, cautelosa, vista como fria e distante, profissional, assim como bastante responsável, determinada e com um coração sempre pronto para ajudar os outros. Ela só sabe viver dentro dos limites que coloca, é reservada e prefere manter distância e moderação. A traição do Ki Jun aumentou esse estilo de vida Ha Kyung, bem como deixou feridas emocionais e muitos medos nela. Em contraponto, o Si Woon é um espírito livre, ele é espontâneo, gentil, educado, e emana aquela vibe de “garoto bobo”, o jovem meteorologista não se importa tanto assim com as consequências e se deixa guiar pela emoção. No entanto, ele também possuir medos, inseguranças e problemas dentro dele que esse estilo descontraído mascara. A Ha Kyung e o Si woon formam um casal que são bastantes diferentes um do outro, chega um ponto que todas essas diferenças e traumas se chocam, causando um turbilhão na relação dos dois.

Assim, o relacionamento romântico que eles possuem é um com uma química boa (ótimas cenas de beijo), os dois ficam muito bem juntos, mas, que ao longo da narrativa vai se apagando por conta de todos os problemas que surgem. Forecasting não é um dorama cheio de cenas do casal junto, temos muitas cenas dos dois conversando, tentando se entender e muitas dos dois se desentendendo. A história utiliza do constante embate entre os personagens para fazer o telespectador pensar sobre um relacionamento e eu gosto disso. Particularmente, eu gosto do casal formado pela Ha Kyung e pelo Si Woon, em muitos momentos na relação foram maduros e em muitos outros eles foram imaturos, gosto do contraste que ambos possuem e me fizeram torcer por eles. Gosto que vão revendo seus sentimentos e crescendo, aprendendo sobre parceria e dor. A relação com Si Woon ensina a Ha Kyung a amar alguém sem moderação e o Si Woon aprende o significado de não acertar sempre e olhar para o outro. Mas, não posso negar que gostaria que a história mostrasse mais cenas fofas dos dois, chega um momento que a trama estende o conflito que se forma entre eles.

Na verdade, já que estamos falando dos defeitos na narrativa do dorama, a trama possui esse problema de na segunda metade estender os conflitos de todos os personagens da história, parece que a roteirista vai tentando levar tudo até o final e fechar o roteiro de última hora. Acredito que ela poderia ter enxugado melhor muitos conflitos e trabalhado melhor neles, tanto no que se refere ao relacionamento da Ha Kyung e o Si Woon quanto no que se refere aos outros personagens. Olhando para os personagens de forma individual eu vejo que a Ha Kyung tem o melhor desenvolvimento da trama que chega ao seu ponto auge no episódio 13, mas que a roteirista regride depois de ter resolvido os problemas internos da personagem e “enrola”. Em consonância, o desenvolvimento do Si woon fica aquém ao da Ha Kyung, pois o conflito interno do personagem só começa a ser enfrentado definitivamente no episódio 14 e fica com uma resolução meio apressada, o denota o embaralhamento da roteirista com os dois personagens e o relacionamento romântico dos dois.

Em compensação se o relacionamento do Si Woon e da Ha Kyung possuir cenas turbulentas e o da maioria dos personagens da história também, temos um casal super fofo que é formado na segunda metade da história, a irmã da Ha Kyung chamada Tae Kyung e o funcionário do KMA denominado Seok Ho. Quando os conflitos entre os outros personagens da história se torna mais intenso, Tae Kyung e Seok-ho são nosso ponto de divertimento e de paz, eles roubam a cena em muitos momentos. Então, não poderia deixar de mencionar os dois. Ademais, o que me lembra que mesmo não tendo relação com o conteúdo desse parágrafo (KKK) devo elogiar as atuações do Song Kang e da Park Min Young, Song Kang principalmente, pois nas cenas emocionais da segunda metade da história pude constatar sua evolução. O Yoon Park sempre muito bem e a Yuna que não conhecia, mas gostei da atuação.

Repórter Yu Jin

Falando em Yoon Park e Yuna, outros personagens que também tem sua vida abordada na história é o Ki Jun e a Yu Jin interpretados por ambos, eles são os ex’s envolvimentos românticos dos protagonistas e traíras. Esses dois personagens são casados. O Ki Jun é um personagem irritante, não tem como não odiar ele no começo da história, acima de qualquer coisa, é um verdadeiro idiota, ele é tão idiota e sem noção que consegue ser até engraçado. Ao longo da história, o personagem tem umas falas e atitudes escrotas e roteirista vai tentando redimir ele, no final ele já não é tão odiável assim, consegue crescer um pouco, já que era bastante imaturo. A Yu Jin é também tem sua parcela de irritação na trama, a personagem tem um quê de mimada e assim como o Ki Jun no começo achava que o mundo girava ao redor dela, aos poucos eu consegui simpatizar com ela, no entanto, quando se trata dos dois eu ainda fiquei com aquele rancinho por conta da traição e que os dois eram bem chatinhos. Confesso que chegou um momento que até senti pena da Yu Jin por se casar com o Ki Jun, mas aí lembrava que foi uma escolha que ela fez e por vias erradas.

Eu pensei que o Ki Jun e a Yu Jin iam ser os típicos ex’s que só estão na trama para atrapalhar e infernizar a vida do casal principal, mas isso não é verdade. A trama utiliza os dois para terem seu próprio arco na história e isso é positivo, acompanhamos os conflitos de um casal recém-casado por meio deles, os problemas financeiros e adaptação de um casal, até porque um casamento não é a mesma realidade de uma relação de amantes que eles tinham, eles se encontram diante de empecilhos e engendram muitos embates. Quando se trata do desenvolvimento do casal Yu Jin e Ki Jun na trama a roteirista enrolou também, em muitos momentos os dois andam em círculos na história, pra mim eles foram o desenvolvimento que menos gostei, não por conta dos dois em si, mas porque a autora criou discussões grandes dos dois, mas esqueceu de finalizar elas com uma resolução, no sentido que eles sempre discutiam e ficava por isso mesmo, no final a roteirista agrega mais um componente para a história dos dois (e gostei bastante da temática que isso trouxe), mas não pude deixar de pensar que pode ter sido para finalizar rapidamente os conflitos que ela não soube resolver a medida que surgiam. No entanto, o importante é que no final consegui perceber um crescimento dos dois personagens.

A favor da roteirista ela enche uma linguiça, mas faz isso bem a meu ver, ela não consegue manter a história sempre na mesma temperatura, porém faz uma excelente associação entre o clima e os personagens da história. Sou fã convicta de analogias e bato palmas para a qualidade poética do texto de Forecasting Love and Weather, ao longo das semanas sempre falei como acho genial o drama trabalhar termos meteorológicos e associar isso as turbulências nos relacionamentos de todos os personagens da história. Os diálogos e narração em Forescating são ótimos, os episódios seguem uma coerência entre começo, meio e fim. Melhor dizendo, é como se no início de cada episódio os personagens tivessem um questionamento e ele vai sendo respondido ao longo do episódio e no final eles chegam a uma conclusão que é totalmente coerente com o fenômeno climático trabalhados na história. Achei as reflexões e analogias em Forecasting tão boas que consegui me entreter e ficar bastante prendida a história, mesmo quando ela enrolava ou ensejava conflitos que irritavam. Eu queria saber mais sobre os sentimentos daqueles personagens e queria descobrir qual a próxima analogia que o dorama ia me agraciar.

Aliás, Forecasting love and Weather é organizado de maneira que podemos acompanhar além da vida amorosa dos personagens, o cotidiano de trabalho deles, no sentido que em 50 por cento ou mais de cada episódio vemos os personagens trabalhando mesmo, resolvendo problemas meteorológicos e tentando prever o clima. Pensei que ficaria entediada nessas cenas deles trabalhando, mas confesso que adorei, pude conhecer muitos termos meteorológicos, entender a importância do clima, a diferença entre clima e tempo e como as mudanças climáticas interferem bastante na vida das pessoas em diversos níveis. Forecasting love and Weather propicia o entendimento sobre a seriedade do trabalho no serviço meteorológico, os riscos, os cansaços dos trabalhadores, as críticas recebidas, a desvalorização que envolvem o oficio e todas questões que perpassam o meio. Fiquei verdadeiramente interessada para saber como resolveriam os problemas que surgiam e torci para que as previsões que faziam estivessem certas. O aspecto mais original e positivo do drama é se propor a colocar o clima como o protagonista da história.

A trama do drama não discute somente sobre o clima, mas fala de muitos outros pontos que envolvem os relacionamentos humanos. Forecasting Love and Weather é um drama realista, ele mostra muitos problemas nos relacionamentos contemporâneos como a falta de comunicação, o desinteresse para com o parceiro, as opiniões divergentes, as inseguranças, o distanciamento, o abandono familiar, o peso que só um lado da relação às vezes carrega, o descompromisso, as traições, os encargos carregados pela mulher, o divórcio, a relação mãe/pai e filha (o) e outros. Por abordar tantos problemas é inevitável que você não fique irritado, afinal, a falta de dialogo apesar de ser irritante é uma realidade de muitos relacionamentos por exemplo, a história mostra um monte de relações imperfeitas, falhas e que podem muito bem ser reais. Nenhum relacionamento é fácil. É irritante? Com certeza. Mas quem disse que a realidade é boa? Quem disse que o clima sempre estar a nosso favor? Quem disse que nossas previsões estão sempre corretas?

Forescating love and Weather nos mostra que se tem uma coisa que o clima e a vida têm em comum é que ambos são imprevisíveis, os relacionamentos humanos são imprevisíveis. Não importa quanta expectativa coloque em uma relação ela raramente vai transcorrer da forma que imaginou, o drama grita que as coisas não estão sobre o nosso controle e que prever qualquer coisa é difícil. Não podemos viver nossa vida contabilizando acertos e erros, pois para acertar temos que inevitavelmente errar, a graça é se permitir ser vulnerável. Uma tempestade pode chegar a qualquer momento, podemos ficar perdidos, mas os tufões e as tempestades passam, o céu se abre, os benefícios chegam, assim, os conflitos podem ser consertados. Afinal, se tem uma coisa que Forescasting nos diz é que não podemos fugir, pelo contrário, a vida sempre vai forçar a tomar uma decisão por mais difícil que seja. Decidir diante da imprevisibilidade faz parte do viver, podemos ponderar e pausar, mas precisamos decidir, abandonando nossos medos, testando cenários, mas, acima de qualquer coisa, vivendo no presente e aproveitando cada mudança climática que faz parte da composição de nossas vidas.

Para conferir tirinhas das cenas deste drama, clique aqui

Brenda Mendes

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