Amidst a Snowstorm of Love: a história e ascensão de um amor a primeira vista

Amidst a Snowstorm of Love: a história e ascensão de um amor a primeira vista

“Eu costumava me sentir vazio, não importa o quanto tentasse. Se a vida é injusta, por que lutamos? Não preciso ir a lugar nenhum. Não quero nada de verdade. Não quero estar com ninguém. Até eu te encontrar no meio de um tempestade de neve de amor”

O que é mais romântico do que encontrar o amor da sua vida quando a vê pela primeira vez em meio a uma tempestade de neve em um país estrangeiro? Pois bem, é esse o desenrolar que acompanhamos nesta bela produção chinesa. Contando com 30 episódios, o c-drama “No Meio de Uma Tempestade de Neve de Amor” (Amidst a Snowstorm of Love) – que foi produzido na parceria do Dragon TV com a Tecent Vídeo (WeTV) – acompanha a história de amor e ascensão de um casal de jogadores de bilhar/9-ball, que não conquistaram apenas um ao outro, mas também os telespectadores que acompanharam sua jornada.

No drama, somos apresentados a Lin Yi Yang (Wu Lei), um talentoso jogador profissional de bilhar que já foi uma sensação, entretanto, foi suspenso por desobedecer à decisão do árbitro. Agora, vivendo em Hell, na Finlândia, o jovem vive dias corridos para poder sobreviver sozinho no país estrangeiro enquanto deixa de lado seu sonho. Mesmo que esteja em meio a amigos e conhecidos que o amam, Lin ainda vive em sua tempestade de neve particular – ambientes amplamente em tons gélidos e/ou neutros, usados para denotar sua solidão -, denotando que embora seja uma pessoa calorosa, ele ainda é solitário. Entretanto, um único encontro consegue propocionar ao protagonista não só alguém para dividir a vida, mas o apoio que precisa para retomar um sonho que até então ele fingia estar adormecido.

Yi Yang (à esquerda) e Yin Guo (à direita) - Foto: Reprodução
Yi Yang (à esquerda) e Yin Guo (à direita) – Foto: Reprodução

O encontro não marca apenas a vida de nosso atleta, mas também, dá um novo significado para a vida da popular jogadora profissional de 9-ball, Yin Guo (Zhao Jinmai). Mesmo que desconfiada da índole do jogador no início, não demora para que a dona do olhar profundo e brilhante – responsável por fazer com que Lin se apaixone por ela à primeira vista – também perceba que há algo acontecendo entre os dois, mesmo que não soubesse nomear os sentimentos. A Yin Guo nada mais é do que uma jovem esforçada e trabalhadora, desde nova se dedica ao esporte que até então não era tão conhecido e aos poucos conquista ainda mais seu espaço e mostra o seu valor.

“Não acho que um homem de sucesso seja um homem bom. Acredito que o vencedor é supremo no jogo, mas não na sociedade”

Lin Yi Yang

Diferente do amado, Yin Guo cresceu em uma família estruturada e sempre recebeu muito carinho de seus pais e familiares, logo, enquanto o Yi Yang é solitário e transpõe esse sentimento não só em suas roupas mas em todos os cenários os quais é introduzido, a Yin Guo transmite calor em suas vestes e até mesmo na forma de falar. Mas, quebrando o estigma de quem cresce solitário não sabe demonstrar amor, o atleta nos mostra que com força de vontade, tudo é possível. E é até interessante ver essa diferença de como os personagens cresceram e amadureceram, visto que o Yi Yang é bem direto quando quer as coisas ou vai falar de seus sentimentos, enquanto a Yin Guo é um pouco mais reclusa.

Lin Yi Yang e Yin Guo - Foto: Tecent Video
Lin Yi Yang e Yin Guo – Foto: Tecent Video

Se eu tivesse que definir Amidst a Snowstorm of Love, eu diria que o drama traz uma linda mensagem sobre (re)começos, seja o iniciar de um relacionamento ou o recomeçar de algo que tanto ama. Independente se é algo novo ou antigo, o enredo mostra o significado e a importância de dar novos sentidos aos relacionamentos ou momentos da vida. Contudo, apesar da ideia de recomeços e começos, a narrativa também toca na tecla que discorri brevemente acima, que é o fato de cada pessoa ter sua própria forma de amar.

Enquanto para a Yin Guo sua forma de demonstrar sentimento são o tempo de qualidade (mesmo que isso fosse um problema para eles, uma vez que moravam em países distantes), o Yi Yang mostrava que sua forma de amor era se entregar 100% ao amor, seja com demonstrações físicas como beijos e abraços, doando seu (pouco) tempo ou gastando seu dinheiro para viagens e presentes. Logo, com ele, vemos que não se deve medir esforços quando se ama alguém, todo momento merece e deve ser valorizado, mesmo que isso implique o gasto de dinheiro ou um esforço maior.

“… de agora em diante, vou dividir toda a minha glória com você. Você vai aproveitar os aplausos tanto quanto eu”

Yin Guo

O belo (e saudável) relacionamento do casal principal me encantou por mostrar que eles tinham sim algumas pequenas rusgas e desentendimentos devido a distância, mas isso não os definiu, mas isso não os definiu, afinal, as poucas situações de atrito serviram para denotar que um casal saudável não é aquele que não briga nunca, mas sim, aquele que conversa sempre e sabe ouvir o que o outro tem a dizer. Eu amei acompanhar a evolução orgânica do relacionamento deles, desde a tensão inicial estranha, semelhante a um encontro às cegas, até ficarem totalmente apaixonados um pelo outro. E, principalmente, amo que a conexão deles parece incrivelmente natural e genuína, com uma química imbatível na tela que é ao mesmo tempo escaldante e fascinante, uma prova do talento incrível de Wu Lei e da Zhai Jinmai.

Yi Yang e Yin Guo – Foto: Tecent Video

Gostei particularmente da atenção meticulosa dos atores aos detalhes, evidente nas nuances sutis das expressões faciais e nos gestos deliberados executados pelos personagens. Pude sentir genuinamente o nível de trabalho árduo e dedicação que eles dedicam à sua atuação nos bastidores, ao apresentarem de forma excelente a delicada interação de ambigüidade e tensão inerente ao processo de se apaixonar, e como suas interações ainda brilham depois de se unirem.

Por mais que eu tenha amado este drama, não posso deixar de dizer que tenho minhas reclamações acerca de alguns pontos da narrativa, começando com a falta do desenvolvimento no tocante ao relacionamento do primo da Yin Guo, o Meng Xiao Dong (Wang Xing Yue), com a Lin Lin (Ding Xiao Ying), esse casal tinha um grande potencial e foi simplesmente postergado até não ter mais tempo hábil de o desenvolverem. Para além deste, também fiquei um pouco incomodada com a falta de desenvolvimento do Jiang Yang (Chen Jing Ke), dado o relacionamento dele com o Yi Yang, achei que merecia mais reconhecimento na narrativa. 

Jiang Yang (à direita), Yi Yang e Meng Xiao Dong (à esquerda) - Foto: Tecent Video
Jiang Yang (à direita), Yi Yang e Meng Xiao Dong (à esquerda) – Foto: Tecent Video

Em minhas andanças, vi muitas pessoas reclamando da lentidão do drama e dos ocorridos, mas isso não é um ponto que me incomodou, achei que a lentidão foi necessária para o detalhamento dos sentimentos e desenvolvimento pessoal de cada personagem. Creio que a razão pela qual alguns consideram essa narrativa monótona, arrastada ou desprovida de qualquer enredo é simplesmente porque eles não se encantaram tanto com a química entre o casal. E para uma série que depende muito da dinâmica do casal, isso pode ser decisivo para você, então indico que experimente alguns episódios e sinta você mesmo a química para ver se vai gostar ou não. E se você está pulando as cenas deles, é totalmente inútil/inválido.

Lin Yiyang : Na pior das hipóteses, vou apenas carregar você e correr.

Yin Guo : Tudo bem.

Embora o enredo possa parecer familiar, sua execução única o diferencia. A ausência de clichês como ex-namorados chatos ou segundas opções amorosas, separações de protagonistas, personagens coadjuvantes irritantes e pressões familiares são o destaque. A narrativa navega habilmente tanto pelo romance quanto pelo âmbito esportivo, explorando a intrincada dinâmica dos relacionamentos dos personagens. A fotografia composta por cenários estrangeiros também proporcionam uma atmosfera única em comparação com os dramas chineses modernos comuns, possibilitando uma sensação cinematográfica com beleza cênica e apelo visual para cada personagem. 

Equipe de bilhar nacional de Amidst – Foto: Tecent Video

Amidst a Snowstorm of Love, sem dúvidas, é um dos dramas chineses que mais gostei de assistir neste ano, ele tem o combo de uma fotografia primorosa, OSTs encantadoras (e viciantes), boas atuações (o que foi o Wu Lei com o olhinho cheio de lágrimas? a cena acabou comigo) e uma narrativa lenta (ponto que eu AMO). Logo, se você gostou de dramas como “Road Home” (2023), ou até mesmo “Love Me, Love My Voice” (2023), há a possibilidade de gostar dessa produção que pode ser resumida como um drama adorável, terapêutico, hipnotizante, comovente, calmante, saudável, terno e reconfortante.

“Não adianta falar bonito para que me vejam diferente. Pessoas inteligentes observam ações, não palavras”

Lin Yi Yang

No Meio de Uma Tempestade de Neve de Amor/Amidst a Snowstorm of Love está disponível em streamings como Rakuten Viki, WeTV (site e YouTube) e, em breve, na Netflix.

Alice Rodrigues

Estudante de Comunicação social – Jornalismo, e atuando como social media, criadora de conteúdo digital e assessora de imprensa. Além de amar conhecer novas culturas, é viciada em ler e ouvir inúmeros podcast de assuntos variados. Dorameira desde de 2016, adora acompanhar e analisar narrativas e conteúdos que fazem parte da criação de um drama (elenco, filtros usados, fotografia, simbologia das cenas e outros).

4 comentários sobre “Amidst a Snowstorm of Love: a história e ascensão de um amor a primeira vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *