Cassiopeia: 5 motivos para assistir

Cassiopeia: 5 motivos para assistir

Os motivos para assistir de hoje serão sobre o filme sul-coreano “Cassiopeia“, o filme foi lançado em 2019 e estrelado por: Seo Hyun Jin, Ahn Sung Ki, Joo Ye Rim e outros. Este é um produção dramática que conta sobre uma mulher que é subitamente diagnosticada com Alzheimer após um acidente de carro e seu pai, que a protege permanecendo ao seu lado enquanto ela começa a se transformar gradativamente em uma criança devido à perda de memória.

Confira os motivos:

1. Seo Hyun Jin como Su Jin

O filme retrata vividamente a luta de Su Jin para se manter conectada com sua família e consigo mesma enquanto a doença progride rapidamente ao longo de alguns meses. O foco da produção, sem dúvidas, é a deterioração da mente da advogada e como a doença afeta seus relacionamentos pessoais e interpessoais. Mas, para além da personagem, um grande ponto nesse filme é a entrega de Seo Hyun Jin. O público consegue claramente vê sua progressão de uma advogada confiante para uma mãe que fica absolutamente desorientada.

2. Uma narrativa direta e sem uma visão exagerada da doença

O roteiro é seguro ao não exagera na indignidade que a demência traz aos pacientes, à medida que suas habilidades mentais e motoras falham e suas funções corporais ganham vida própria. Em vez disso, são mostrados francamente como a realidade da situação, expondo a falta de tato dos outros. Su Jin mais tarde regride a um estado mental infantil, começando a comer papel e gemer em vez de falar, e finalmente se estabelecendo em uma catatonia de olhar vazio.

3. A dinâmica do relacionamento pai e filha

Embora “Cassiopeia” possa parecer um filme lamentável sobre uma jovem advogada de 30 anos que sofre de Alzheimer, o diretor do filme, Shin Youn Shick, se concentrou em atingir o publico com uma mensagem comovente de que não podemos considerar nada na vida garantido e o amor de um pai por sua filha. Nesta produção, acompanhamos não só a dor da Su Jin de perder o controle sobre si mesma, mas também, a dor do pai de ver a filha, que é uma mulher tão forte, voltar a ser uma criança. O laço deles nos comove ao vê-los enfrentando essa doença cruel e desconhecida por eles.

4. A mensagem do título

Embora o conteúdo e as intenções do filme falem por si, o título pode ser enigmático, mas incongruente. Na verdade, é um símbolo de relacionamentos separados pela distância, neste caso Su Jin com sua família. Cassiopeia é a constelação mais brilhante que circunda a Estrela do Norte – a ideia é procurar Cassiopeia para encontrar a Estrela do Norte e depois segui-la para encontrar o caminho até o seu destino.

5. Uma narrativa emocionante e reflexiva

Pelo seu estilo narrativo objetivo e pela perspectiva da câmera, somos emocionalmente atraídos pelo que está acontecendo em dois aspectos: em relação à nossa empatia com Su Jin, da qual não podemos escapar no decorrer do filme, bem como em relação à nossa identificação com pessoas/estranhos que Su Jin encontra ao longo do caminho – porque isso é o que somos também. Nos perguntamos como realmente lidamos com pessoas que obviamente perderam o controle de suas vidas ou estão prestes a perdê-lo. Podemos suportar isso? Podemos ajudar com isso? Ser de apoio? Mesmo (ou especialmente) se for apenas um encontro casual na rua, um conhecido na vizinhança ou um colega de trabalho?

Alice Rodrigues

Estudante de Comunicação social – Jornalismo, e atuando como social media, criadora de conteúdo digital e assessora de imprensa. Além de amar conhecer novas culturas, é viciada em ler e ouvir inúmeros podcast de assuntos variados. Dorameira desde de 2016, adora acompanhar e analisar narrativas e conteúdos que fazem parte da criação de um drama (elenco, filtros usados, fotografia, simbologia das cenas e outros).

3 comentários sobre “Cassiopeia: 5 motivos para assistir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *