You Made My Dawn: ao lado de Akane – iro

You Made My Dawn: ao lado de Akane – iro

Oi meus amores, tudo bem? Hoje irei trazer uma resenha do filme japonês You Made My Dawn, um romance adolescente lançado em 2023, dirigido por Sakai Mai. O filme acompanha a jovem estudante do segundo ano do ensino médio, Niwa Akane, uma adolescente séria e boa aluna e seu colega de classe, Fukagawa Seiji,que tem  uma personalidade oposta à de Niwa. Por essa razão, os dois se “odeiam”. 

O filme tem a duração de uma hora e meia aproximadamente e ele entrega uma história boa que nos envolve e deixa uma certa reflexão. A sinopse do filme não é tão chamativa e quando vemos que o gênero é um romance adolescente, imaginamos que a história não vai ter um peso tão grande. É por isso que eu amo quando algo me surpreende assim. Podemos classificar como um filme conforto, pois não possui  aquela carga emocional, mas tem uma melancolia sempre presente ali e tudo isso se deve a personagem principal, Niwa Akane (Kumada Rinka). A protagonista vive de máscara, a princípio podemos imaginar que é apenas uma mania, até que percebemos, ela se esconde atrás. Mais do que isso, Akane usa duas máscaras: a física que esconde suas expressões e a emocional que esconde seu verdadeiro eu. Ao perceber isso, o protagonista Fukagawa Seiji (Shiroiwa Ruki), solta a seguinte frase: “eu odeio você!”. Pode parecer gratuito quando estamos assistindo e não sabemos o que aconteceu ou o porquê do ódio, mas com o passar do filme tudo vai se encaixando.

Akane e Seiji. Reprodução/Mydramalist

Os sentimentos de Akane são uma bagunça e diria que a fobia dela foi progredindo sem que ela percebesse,  começou reprimindo suas palavras, suas expressões e depois ela passou a usar a máscara pela primeira vez. Quando começou a se reprimir, Niwa conseguiu respirar de novo,  inclusive ela diz isso, a máscara no rosto permitia que Akane respirasse ao ponto de que, se ela esquecesse a bendita máscara,  acabava passando mal, vomitava ou sentia alguma dor. Foi nesse esquecer que, um dia, Seiji acabou vendo ela passar mal e ao ajudar Akane, ele percebeu a fobia dela. Quando o filme se aprofunda mais na história da protagonista, percebemos que Akane está sobrecarregada seja na escola, onde ela é representante de turma ou na própria família.

Para quem está cansado emocionalmente, vai entender como algo simples pode desencadear várias emoções, acho que isso vez Niwa se sentir uma terceira pessoa dentro de casa, já que sua mãe era casada com outro homem, ela enfrentou o divórcio dos pais e teve que ver sua mãe construindo a vida com outra pessoa e ganhando uma irmã mais nova. Às vezes, tive a sensação de que ela não se sentia parte de tudo aquilo, por isso a dificuldade de chamar o padrasto de pai, além de ter que ajudar a mãe no cuidado da irmã mais nova e nos afazeres de casa. Akane também enfrentava calada a pressão de ser uma boa aluna, ter boas notas e ajudar seus colegas, isso fez com que ela criasse a mania de machucar os cantos das unhas até sangrar. A pressão social para que os adolescentes / jovens sejam mais do que são parece ser o mesmo para todos no mundo.


Então você começa a entender o porquê o título do filme é You Made My Dawn, somos iluminados, assim como o mais claro amanhecer. E o amanhecer de Akane é o Seiji, o garoto que diz que a odeia sem uma explicação ou conversa, o garoto que sabia muito bem que Niwa escondia quem ela realmente era. Seiji bate de frente com os sentimentos conflitantes de Akane, já que diferente dela, ele é um espírito livre. “O mundo que se reflete em meus olhos me pertence completamente”, é assim que funciona a mente dele. É isso que faz Seiji ser esse alguém que diz o que pensa, e isso também se reflete na arte dele, já que o personagem é um pintor, e é ele que começa fazer a Akane a ver como o mundo dela é e como ela é a única que pode transformá – lo. 

O céu pela visão de Seiji. Reprodução/Mydramalist

É tão confortável perceber como a Akane se sente ela mesma ao lado do Seiji, Akane consegue se expressar, sorrir, é o único momento que ela fica sem máscara. Fica evidente que tem um sentimento crescendo entre eles, mas o foco do filme é os dois se ajudando, porque o Seiji também tem seus medos e inseguranças. Ao escolher a frase “ao lado de Akane – iro”, para compor o título dessa resenha, foi pelo simples fato de considerar o “eu te amo” do Seiji, a cena é linda e a fotografia do céu é perfeita, tudo se encaixa tão bem. Na verdade, a fotografia de todo o filme é bonita, o Seiji ama o céu  一 “é a segunda coisa mais linda que eu já vi” 一 todas as pinturas dele se baseiam no mais belo céu e as cenas onde o céu apareciam eram lindas.

O que parecia ser apenas um filme de romance adolescente, se mostrou um filme que nos ensina a sermos nós mesmos e como reprimir emoções podem nos adoecer, podem nos tornar falsos, nos fazendo ver a vida como algo monótono e sem cor. You Made My Dawn ensina sobre amizade, amor, coragem e sobre a força de superarmos nosso maior inimigo  一 nós mesmos. Por fim, quero deixar essa declaração linda: 

 一 Então, existe uma cor para Seiji?  一 Akane.

 一 Seiji – iro? É esse. Ao lado de Akane – iro  一 Seiji.

Seiji é aquele que está ao lado de Akane. 

Seiji e Akane admirando o céu. Reprodução/Mydramalist

Atallie França

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas e escritora. Sempre foi viciada no novo e em descobrir novas culturas, apaixonada pela escrita, livros e músicas. Divide essa paixão com os dramas desde 2017, sempre buscando entender e analisar aquilo que as histórias querem contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *