The Day of Becoming You: quando o outro se torna nós

The Day of Becoming You é um drama sobre troca de corpos. Na verdade, comecei a assisti-lo já lembrando do meu filme de animação japonês queridinho com a temática Kimi no Nawa (Your Name). Essa é uma temática que particularmente eu adoro. O enredo do Cdrama consiste em Yu Sheng Sheng (Liang Jie), uma repórter de entretenimento, que precisa entrevistar Jiang Yi (Steven Zhang), um líder de boyband e grande estrela. Depois de conseguir a tão esperada e difícil entrevista, Yu Sheng Sheng e Jiang Yi sofrem um acidente no elevador e têm seus corpos trocados. Com o ocorrido, eles gradualmente se aproximam, já que precisam se adaptar à vida um do outro.
Sinto que essa resenha vai ser curta em comparação ao tamanho normal das resenhas que escrevo, principalmente porque, ao mesmo tempo que amo muito a história do cdrama, não tenho muito o que falar sobre ele. Eu assisti o cdrama em cerca de dois dias e fiquei bem viciada na história, justamente porque a trama tem um ritmo muito bom. Os finais dos episódios me deixaram verdadeiramente curiosa para saber o que aconteceria depois. Toda a história tem um clima leve e divertido, arrancando muitas risadas ao longo dos episódios. Até porque o plot de troca de corpos é um elemento cômico por si só. Ver a Sheng Sheng no corpo do Jiang Yi e ele no corpo dela gera muitas situações engraçadas e também inusitadas, nunca falha, isso é uma garantia. Assim, os episódios passam rapidamente.
The Day of Becoming You tem como um dos seus pontos centrais o romance entre Sheng Sheng e Jiang Yi, e devo dizer que é o melhor tipo de romance, pois é muito bem construído. Primeiramente, porque a troca de corpos permite que quem está assistindo conheça os personagens a ponto de se apegar verdadeiramente a eles, como também proporciona que os personagens se conheçam verdadeiramente, os dilemas que cada um enfrenta, seus gostos pessoais, sua vida cotidiana. Eles passam a conhecer completamente um o mundo do outro.

Assim, é muito bom perceber Sheng e Jiang desvendando e também revelando seus medos e angústias, criando uma relação tão bonita e saudável, de conversa e parceria, bem como de constante apoio e incentivo à superação dos seus dilemas. O drama é quase inteiramente centrado nos dois, não existem quase casais secundários. A história dedica um grande espaço de tempo para trabalhar o relacionamento dos dois protagonistas, seja por meio de cenas cômicas ou até mesmo emocionantes. Grande parte do mérito por esse casal ser tão incrível também está na química perfeita entre os dois atores principais. Na verdade, eles arrasaram muito aqui, principalmente ao terem que retratar dois personagens cada um. As cenas do casal são carregadas de uma naturalidade, emoção e puxam você realmente para a história. As cenas de beijos também são muito boas (a China está se superando).
Outro ponto que muito me agrada no casal principal é como fica perceptível cada fase do relacionamento dos dois, no sentido de que sou uma pessoa que gosto de acompanhar pouco a pouco a construção dos sentimentos e amo quando consigo enxergar isso na história de forma tão evidente. Eles passam de desconhecidos a conhecidos, depois se tornam amigos, depois namorados. Sinto que a história possui um respeito pelo sentimento dos personagens, já que a trama não trata os sentimentos como se fossem algo leviano. A diferenciação que a história faz na concepção de gostar e amar deixa isso evidente. É bom perceber os dois caminhando para a construção de um amor sólido e o que eles precisam enfrentar para conseguir isso.
Sobre a descrição em si de ambos os personagens principais, Yu Sheng Sheng possui uma personalidade bem alegre e positiva ao longo da trama. Ao suceder a troca de corpos e os desafios que enfrenta, ela vai se tornando uma pessoa mais realista e que também passa a valorizar mais seu entorno. Em outras palavras, ela amadurece. No entanto, quem sofre uma mudança mais notória é o Jiang Yi. Isso porque sua personalidade é de uma pessoa fria e distante. Ele possui problemas familiares e, gradualmente, vamos notando ele se abrindo mais, perdoando e mostrando a pessoa doce que é. Aos poucos, o personagem também aprende a lidar melhor com a fama e o peso da mesma. É um processo de abertura que transcorre. Em suma, gostei muito do processo de crescimento que ambos os personagens vivenciam durante a trama, acredito que tenha sido bem trabalhado, já que as características dos personagens não ganharam um tom vazio no enredo.
Em termos de personagens secundários, temos os dois membros da boyband do Jiang Yi, a melhor amiga da Sheng Sheng, um amigo médico da Sheng Sheng que tem uma queda por ela, uma amiga do Jiang Yi e dos meninos por quem ele é apaixonado, o gerente do Jiang Yi e os pais de ambos os protagonistas. Enfim, os personagens secundários aqui são utilizados para os dois protagonistas, eles não têm um grande espaço que permita que sejam trabalhados separadamente ou até mesmo uma trama própria que o drama desenvolva.
Na segunda metade do enredo, já perto do fim, a história começa a construir um esboço de casal secundário. Gostei muito da inserção, e meu maior desejo em relação ao drama era ter visto isso sendo desenvolvido de forma satisfatória. Ao mesmo tempo que entendo o porquê da escolha do enredo, fico triste por não ter visto esse romance de forma sólida, porque shippei muito. Ainda sobre o quase casal secundário, confesso que adorei como a trama trabalhou sobre julgamentos em relação à concepção que a personagem tinha do outro. Afinal, as pessoas nunca são somente uma coisa. Cada pessoa carrega um mundo em si e diversas faces.

Sei que existem muitas pessoas que, assim como eu, não gostam da inserção de triângulos amorosos ou rivalidades nas histórias. No caso de The Day of Becoming You, ele até parece que vai inserir isso de forma sólida, mas na verdade, ele utiliza para criar uma excelente mensagem sobre o olhar que dirigimos ao outro, então essas situações irritantes não ganham morada no cdrama.
Na verdade, minha reclamação para a história gira em torno do final do drama, que apesar de ter sido bem satisfatório para mim, ainda fiquei com um gostinho de quero mais. Queria sim ter visto mais coisas inseridas nesse final. Ademais, gostei muito de como a história usou o elemento da troca de corpos. Não é um elemento fantasioso inserido de forma que contenha explicações longas ou bem elaboradas. Na verdade, é utilizado mesmo como aspecto de aproximação e revelação dos sentimentos dos personagens. Ao contrário de Your Name, que utiliza o elemento da troca de corpos como um aspecto bem mais dramático, aqui eles fazem de forma mais leve.
Por último, se fosse definir The Day of Becoming You em poucas palavras, diria que é um drama sobre empatia e, consequentemente, sobre alteridade também. Cada episódio do drama nos permite pensar sobre como seria bom se todos nós fôssemos um pouco mais empáticos, nos colocássemos no lugar do outro, permitíssemos conhecer melhor o outro e respeitar e amar cada uma de suas diferenças. Afinal, em diversas situações nos desentendemos ou não gostamos de algo simplesmente porque não pensamos em suas dores. Com isso, o cdrama também aborda tantas outras questões do nosso mundo atual, principalmente no que se refere ao universo das celebridades, as críticas, as privações e os lixamentos virtuais, principalmente quando se trata das mulheres, os embates de se manter um relacionamento com um famoso e como as palavras ruins têm um peso enorme na vida das pessoas.
The Day of Becoming You lança a proposta para nós: “E se vivêssemos cada dia como se tivéssemos trocado de corpo com outra pessoa? Tentando entender suas dores e dilemas e não julgando?”. O drama ensina que, para construirmos relacionamentos saudáveis, não apenas amorosos, precisamos fazer a difícil tarefa de nos pôr no lugar do outro. Mas é uma tarefa que só pode dar plenamente certo se as duas pessoas estiverem dispostas a adotar o exercício da empatia todos os dias. Viver é também entender o peso que nossas ações e palavras têm na vida de cada pessoa, que cada ser humano tem uma história contida em si. Como não podemos trocar de corpos, que tal sermos mais empáticos?
Ps: Esta resenha foi escrita em 2021, na época em que assisti o drama. Você pode assistir o cdrama no Viki!
DICA FINAL! Com a atriz principal, Liang Jie, você também pode assistir Hi Venus! e com o ator, Stevan Zhang, o filme chinês All Theese Years!